sábado, 25 de maio de 2013

Briga entre presos termina com um morto e quatro feridos em Itabuna

O confronto entre três grupos no Conjunto Penal de Itabuna (a 447 km de Salvador) deixou um preso morto e quatro feridos na tarde deste sábado (25). A Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) informou que cem detentos se envolveram na briga, que começou por volta das 12h, durante o horário de almoço, e durou cerca de uma hora.  

O Conjunto Penal de Itabuna tem capacidade para 478 presos, mas abriga 1.035, segundo a Seap. De acordo com a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Itabuna), o motim foi contido após a chegada da Polícia Militar.

Os feridos foram socorridos no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. Um deles, Roberto Santos da Silva, de 24 anos, não resistiu aos ferimentos. Continuam internados Fábio Pereira da Silva, Jabes Ribeiro Santos, Juramilson Silva dos Santos e Rosinaldo Ferreira Cardoso. 

Charge de Simanca

Publicada no jornal A Tarde 25.05.2013

Viuvinhas de Neymar

Xico Sá 

Amigo torcedor, amigo secador, esqueça o futebol, e mire os negócios: Neymar Jr. já é do Barcelona ou de outro azarão endinheirado de última hora. Os vendilhões da Vila, aqui coloco empresários e cartolas no mesmo saco, não deixarão o menino ir embora somente em 2014 sem a parte que lhes cabe nesse tesouro da juventude.
Seria romantismo demais apostar que alguém pensasse no futebol brasileiro ou no Peixe nessa fatídica hora. Pouco importa se o alvinegro, graças ao craque, tem multiplicado a torcida e a receita com patrocínios. Pouco importa se o último dos moicanos da Baixada tem operado o milagre de levar uma legião de crianças a decidir pelo Santos na hora nobre de escolher um time.
Eis um dos momentos mais significativos da vida de um homem. O exato instante em que pende para uma agremiação. Normalmente o pai é o espelho futebolístico e o guri sai à sua imagem e semelhança. 
Odiado pelos adultos e amado pelos infantes, Neymar repete aquela música de Chico Buarque para os generais da ditadura: "Você não gosta de mim, mas sua filha gosta".
A ida de Neymar para o velhíssimo continente será comemo-rada por todos os pais dos pequenos torcedores ameaçados nos seus lares doces lares pelo perigo santista. Nada pior que perder, dentro de casa, essa sucessão clubística. É um desgosto miserável. Deixa quieto.
Vai Neymar e fica uma viuvez precoce nunca dantes vista na história. Nem o David Lucca, o filho do cara, vai curtir essa parada. Na primeira grande viuvez da Vila, Pelé deixou adultos enlutados, depois de servir de bandeja tudo que alguém pode conquistar para uma torcida. 

Agora, na segunda grande viuvez peixeira, é bem diferente. E aqui não estamos comparando o rei com o apenas pequeno príncipe. Você é eternamente responsável por aquilo que cativa, diria o Saint-Exupérie neste momento de adeus. Neymar cativou quem desconhece os leilões de gente grande. Vai explicar para o teu filho que cada parte do craque tem um dono! 
Não adianta, porém, fazer um coro "não se vá", como no clássico brega da dupla Jane & Herondy nos anos 1980. Sejamos realistas. É o que pedem os austeros cavaleiros das mesas redondas. Já era. Perdeu criançada, ganhou playboyzada. E que não se arraste mais essa novela ludopédica que parece escrita pela Glória Perez. 
Cada jogo a mais de Neymar tem sido um capítulo melancólico. O menino, que já fez o papel do imperador do "dia do fico", agora parece o velho Silvio Caldas (1908-1998), conhecido como o cantor das despedidas. Fazia show de saideira a cada semana.
Caldas, parceiro de bambas como Cartola e Wilson Batista, tem a trilha das antigas mais apropriada para o momento: "Adeus, cinco letras que choram". Texto publicado original-mente em 25 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo.

Viaduto cai no Missouri após colisão entre dois trens e deixa sete feridos

Dois trens de carga colidiram em um cruzamento ferroviário no Missouri (EUA) neste sábado (25), ferindo sete pessoas, provocando um incêndio e causando a queda de um viaduto sob o qual eles passavam, disseram autoridades locais. 


KFVS12-Reuters

O despachante Clay Slipis, do gabinete do xerife do Condado de Scott, disse que cinco pessoas que viajavam em carros no viaduto ficaram feridas, assim como os dois condutores dos trens, perto da cidade de Chaffee, no sudeste do Missouri. Texto publicado originalmente em 25 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Mundo.

Dois ônibus batem e deixam 16 feridos na avenida Vasco da Gama

Um acidente envolvendo dois ônibus deixou ao menos 16 pessoas feridas na avenida Vasco da Gama, próximo à Perini Delicatessen, em Salvador, por volta das 12h deste sábado (25). Os veículos, das empresas BTU, que fazia a linha Portão-Lapa, e Joevanza, que fazia o trajeto de Doron a Lapa, bateram de frente na via exclusiva para ônibus. 

Dez feridos foram levados por ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao HGE (Hospital Geral do Estado). Outros seis feridos foram socorridos em hospitais particulares. De acordo com a Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador), há crianças entre as vítimas. O número total de passageiros não foi informado.

Segundo testemunhas, os ônibus bateram depois que o veículo da Joevanza forçou a ultrapassagem e se chocou com o da BTU, que vinha na direção contrária. Por telefone, as assessorias da Joevanza e da BTU disseram que as causas do acidente serão investigadas. 

Perito do DPT é morto a tiros dentro do carro em Eunápolis

O agrônomo e perito do DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Eunápolis (a 663 km de Salvador), Noelder Andrade de Oliveira, de 44 anos, foi morto a tiros na manhã de hoje (25) no bairro Dinah Borges, em Eunápolis. O perito estava de folga no momento do crime, por volta das 10h30, na rua Bonel. Ele foi atingido com dois tiros na cabeça e um no pescoço.

Perito Noelder Andrade - Facebook

O corpo da vítima estava dentro de seu carro, uma picape Volkswagen Amarok branca, com o pé no acelerador. Teste-munhas disseram à polícia que os disparos foram feitos por dois homens em uma moto. Os criminosos fugiram sem levar nada. Segundo a polícia, Noelder falava ao celular quando foi baleado.  
No local do crime, foram encontradas cápsulas de pistola calibre 765. Em princípio, o DPT descarta que a morte do perito esteja relacionada com o trabalho dele. O delegado Élvio Brandão, da 23ª Coorpin (Coordenadoria de Polícia do Interior), acredita que Noelder foi vítima de uma tentativa de assalto. 

O coordenador do Depin (Departamento de Polícia do Interior), Moises Nunes Damasceno, suspeita que os criminosos mataram o perito depois que descobriram que ele era policial. 

Noelder deixa a mulher, Jicélia Pinheiro Andrade, e dois filhos, de 15 e 18 anos. Ele era irmão do gerente de comunicação da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, e primo do deputado federal Jânio Natal. O corpo de Noelder será enterrado amanhã (26) no cemitério Pousada Eterna, em Porto Seguro. O velório será na Câmara dos Vereadores, em Eunápolis.

Jornalista é morto a facadas no estacionamento do Bompreço do Iguatemi

O jornalista e produtor cultural Sandro Ferreira Santos, de 28 anos, morreu esfaqueado na noite deste sábado (24) no estacionamento do Hipermercado Bom Preço da avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo ao Shopping Iguatemi, em Salvador. 

De acordo com a 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Iguatemi), o crime aconteceu por volta das 21h, quando o criminoso, ainda não identificado, se aproxi-mou de Sandro e o esfaqueou no pescoço. Testemunhas disseram à polícia que o assassino fugiu a pé. 

Sandro chegou a ser socorrido no HGE (Hospital Geral do Estado), mas não resistiu aos ferimentos. Imagens das câmeras de segurança do hipermercado vão ajudar nas investigações, segundo a polícia. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Homem morre após reagir a assalto e matar ladrão em SP

Um homem que ainda não teve o nome divulgado foi morto a facadas na madrugada deste sábado (25) após reagir a uma tentativa de assalto no bairro Vila Bertioga, zona leste de São Paulo. Segundo a polícia, antes de ser morta, a vítima atirou em dois ladrões - um morreu no local e o outro ficou ferido com um tiro nas costas.
O crime aconteceu por volta das 2h, na rua Salvador Fiordelisio, quando ao menos três criminosos entraram no imóvel onde funciona uma distribuidora de comida japonesa e onde também fica a casa do proprietário. Durante o roubo, a vítima entrou em luta corporal com um dos criminosos e conseguiu pegar uma arma, atirando contra dois ladrões. 

Um terceiro criminoso usou uma faca para golpear o dono do estabelecimento, que morreu no local. Quando os policiais chegaram ao imóvel, encontrou o bandido que teria golpeado a vítima ainda no local. Segundo a polícia, ele se rendeu. 

O criminoso baleado foi encaminhado ao pronto-socorro do Tatuapé e corre o risco de ficar paraplégico, segundo a polícia. Texto publicado originalmente em 25 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Ecad - só sei que nada sei

Pedro Tourinho

E o Marcio do Val, gerente de relações institucionais do Ecad, usou este espaço na última semana para defender seu ganha-pão, dizendo que “reinventar a roda pode não ser a melhor solução” para o Ecad. Pois bem, pergunto: melhor solução para quem? 
Temos um país inteiro que não sabe para onde a roda do Ecad gira. E esse é o grande ponto da questão: Márcio está certíssimo em seu artigo quando questiona meu conheci-mento sobre o funcionamento do Ecad, realmente sei muito pouco sobre como esse ente privado de monopólio público funciona. Nem eu, nem a imensa maioria dos autores, produ-tores de eventos, e nem ninguém sabe como o Ecad fun-ciona. 
Portanto, para dar continuidade à discussão, e socratica-mente partindo do ponto de que “só sei que nada sei”, aproveito o espaço para fazer alguns questionamentos ao solícito gerente de relações institucionais do Ecad, senhor Márcio do Val. 
Márcio afirma que a PLS 129/12 “interfere no direito do autor de estabelecer o preço pelo uso de suas obras”. Primeiro, que hoje autor nenhum define preço pelo uso de suas obras, isso é feito na assembleia do Ecad, composto por sociedades representativas, que têm numero de votos de acordo com sua arrecadação, e que, por conta do peso da execução de musicas internacionais, representam, na verdade, grandes editoras multinacionais, que têm carta branca para decidir sem consultar seus autores. Ou seja, o autor brasileiro não é consultado e, mesmo que fosse, não teria peso para decidir. 
Com a PLS 129/12, o estabelecimento do preço continuaria com a gestão privada, mas teríamos um órgão para trabalhar em cima desses desequilibrios, e para assegurar que todas as partes seriam ouvidas. Mas, sem entrar nesse ponto, pergunto, como esses valores são definidos hoje? Qual a equação?

Como é definido quanto vai se cobrar de um casamento, por exemplo? Ou de um grande festival de música? Vivi pessoalmente situações em que numa canetada o ‘fiscal’ do Ecad reduziu o valor a ser cobrado em 80%. Qual o critério para que isso aconteça? Essa falta de conhecimento não estimula a corrupção?
Outro ponto interessante levantado pelo Márcio é a afirma-ção de que o Ecad não precisa de fiscalização, pois os balan-ços estão todos disponíveis, e que está tudo ok com a Receita Federal e INSS. Pois bem, eu pergunto, e isso é sufi-ciente? Até ouvi dizer que os contadores que analisaram a prestação de contas do Ecad tinham encontrado irregularida-des, como, por exemplo, o uso de dois regimes contábeis no mesmo balanço, mas não posso afirmar isso, porque não vi. 

Mas a fiscalização a que me refiro é administrativa e moral, e não contábil. Como se explica que se paguem bônus milionários aos executivos do Ecad, que dizem estar, em média, a 25 anos nos seus cargos, sem que os autores tenham conhecimento disso? Isso sem falar nos finais de semana motivacionais no Club Med de Itaparica e das suntuosas sedes do órgão em cada cidade.
O autor brasileiro é hoje o que paga a maior taxa de administração/arrecadação do mundo, e nada disso teria problema algum se os mesmos fossem de fato consultados, mas o que existe hoje ao redor do direito autoral no Brasil é uma rede de não-representação. Associações comprometidas com a turma da gestão do Ecad, hackeadas por grandes editoras multinacionais e com estrutura estatutária que permite que decisões sejam tomadas de forma representativa pelos representantes que não representam.
E mais, ouvi dizer, e gostaria que o senhor Marcio do Val confirmasse a informação ou não, que o Ecad cobra um custo mínimo, fixado em 50 salários, para que uma sociedade arrecadadora faça parte do seu sistema, que é um direito público. 

Ou seja, só tem seus direitos autorais arrecadados no Brasil membros de sociedades que pagam uma “consumação mínima” para entrar no Ecad, o que limita o surgimento de qualquer nova alternativa para os autores, que tornam-se reféns das seculares e camaradas associações. Isso é verdade, senhor Márcio? Se não for, por favor, me esclareça.
Enfim, não cabem mais perguntas nas laudas, e paro por aqui. Realmente, senhor Márcio, são muitas dúvidas que pairam sobre o Ecad. Muitas. Em vez de desqualificar quem questiona, tergiversar no contra-ataque com meias-verdades, aterrorizar quem vocês afirmam representar e defender os direitos, vocês deveriam gastar essa energia para esclarecer, disponibilizar a informação de forma democrática e transparente para toda a sociedade, porque, sinceramente, a impressão que nos dá é que, das duas uma, ou vocês não sabem o que estão fazendo, ou não querem que a gente saiba o que vocês estão fazendo. Como são tantos anos, e pessoas tão talentosas do lado daí, tendo a crer que, infelizmente, trata-se da segunda opção. 
Texto publicado originalmente em 25 de maio de 2013, no jornal Correio da Bahia, pág. 02.

Pedro Tourinho é publicitário e produtor cultural

CEF alterou Bolsa Família na véspera de boato sobre programa

Aguirre Talento 
Daniel Carvalho 

Um dia antes do início dos boatos que causaram filas e tumultos em 13 Estados brasileiros, a Caixa Econômica Federal (CEF) alterou, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento do Bolsa Família. Todos os benefícios, em um total de R$ 2 bilhões, foram liberados de uma só vez nas contas das 13,8 milhões famílias atendidas. 
A informação, confirmada pela Caixa ontem, contraria a versão que o banco estatal vinha divulgando desde o início do caso. A liberação de todos os benefícios se deu na sexta-feira da semana passada, dia 17. No dia seguinte, movidas por boatos sobre o fim do programa e um suposto pagamento extra pelo Dia das Mães, entre outros, milhares de pessoas foram a agências para sacar o benefício.
O tumulto - que incluiu depredação de caixas eletrônicos - levou petistas a acusar a oposição de estar por trás dos boatos sobre o fim do programa. Segundo a regra oficial, o pagamento do Bolsa Família é feito de forma escalonada, seguindo a ordem do último número no cartão. Em maio, por exemplo, aqueles com cartão de final "1" receberiam o pagamento a partir do dia 17, e, assim por diante, até os com o final "0", no dia 31.
A Folha de São Paulo descobriu essa mudança no calendário, negada durante toda a semana pela Caixa, por meio de uma dona de casa da região metropolitana de Fortaleza. Diana Maria Souza dos Santos, de 34 anos, do município de Caucaia, apresentou à reportagem comprovante do saque do benefício na sexta-feira, o que mostra a antecipação do pagamento em 12 dias. 
"Recebo Bolsa Família há anos e nunca pagaram antecipado. Aí achei estranho, mas fiquei feliz e peguei o dinheiro. Acho que outras pessoas também conseguiram receber antecipado, foram avisando aos conhecidos e virou essa confusão", disse. 
Confrontada pela Folha a Caixa mudou a versão oficial. Afirmou que, por causa de ações em busca de "melhorias no Cadastro de Informações Sociais", o banco "optou por permitir o saque pelos beneficiários independentemente do calendário individual" na sexta-feira, dia 17.
A Caixa disse que antecipou o benefício em outras ocasiões, como em calamidades, e disse que não informou os beneficiários sobre essa antecipação do pagamento. Carro-chefe social da gestão petista, o Bolsa Família tem orçamento anual de R$ 23,95 bilhões. Cada família recebe R$ 151,09 em média. 
Ainda no domingo, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, divulgou nota para negar o fim do programa e afirmar que o calendário de pagamentos estava mantido. No dia seguinte, a presidente Dilma Rousseff chamou de "criminoso" e "desumano" o responsável pelos boatos. Dois dias depois, o ex-presidente Lula associou a boataria a "gente do mal". 
Após ordem do governo, a Polícia Federal começou a investigar a história. Entre os casos investigados, estão o de pessoas que dizem ter recebido ligações com gravação eletrônica falando sobre o fim do programa. Texto publicado originalmente em 25 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Poder.