sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ahn Young-joon - Associated Press

Jovem de 22 anos é morto a tiros na porta de casa em Itinga

O jovem Lucas Jerônimo da Silva, de 22 anos, morreu por volta das 12h desta sexta-feira (03), após ser baleado na porta de sua casa, na rua Antônio das Neves, em Itinga, região metropolitana de Salvador. 

De acordo com a 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Lauro de Freitas), dois homens em uma moto estacionaram próximo à casa da vítima, um deles desceu da moto e atirou na cabeça e no peito de Lucas. Em seguida, os criminosos fugiram.

Joaquim Barbosa diz que Justiça brasileira pune mais os pobres e critica foro privilegiado

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, participou de um evento em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em San José, na Costa Rica, nesta sexta-feira (03). Na sessão plenária que discutiu a questão da impunidade, Barbosa afirmou que um dos problemas culturais que tem impacto no sistema judicial é que as pessoas são tratadas de maneira diferente.

"Brasil é um país que pune majoritariamente pessoas pobres, negras e sem conexões. Pessoas são tratadas diferente-mente pelo status, pela cor da pele, pelo dinheiro que têm. Tudo isso tem um papel enorme no sistema judicial e especialmente na impunidade", disse. O ministro criticou a quantidade de recursos contra condenações judiciais, atacou o foro privilegiado - que garante a políticos serem julgados em tribunais especiais -, a relação entre juízes e advogados e a falta de transparência no Judiciário.

"No Brasil, quem tem poder político e econômico, pode contratar um advogado poderoso com conexões no Judiciário, que pode ter contatos com juízes sem nenhum controle do Ministério Público ou da sociedade. E depois vêm as decisões surpreendentes: uma pessoa acusada de cometer um crime é deixada em liberdade em razão dessas relações. Não é deixada em liberdade por argumentos legais. Não há transparência nesse tipo de procedimento", disse.

Ele elogiou a Argentina, disse que o país "deu um passo muito importante dois anos atrás baixando uma norma de que nenhum advogado pode ter contato privado com um juiz sem a presença de outras partes. No Brasil, essa restrição é mal vista pelos advogados". 

Sem citar o julgamento do mensalão, Barbosa disse que "há infinitas possibilidades de recursos" no Brasil. "Da primeira para a segunda instância, às vezes há 15, 20 diferentes recursos. Qual a conclusão? Uma longa demora, é claro. Um caso envolvendo duas ou três pessoas não é concluído no Brasil em menos de cinco, sete, às vezes dez anos, depende do status social da pessoa".

O ministro fez questão de dizer que outra causa da impunidade é o foro privilegiado. "No Brasil tem algo chamado foro privilegiado, o que significa que, se um prefeito é acusado de cometer um crime, ele não terá o caso julgado por um juiz regular", explicou. Barbosa citou alcances conquistados no Brasil, mas afirmou que não acredita em democracias perfeitas, e "o Brasil está longe de ser uma". Texto publicado originalmente em 03 de maio de 2013, no jornal Estado de São Paulo, caderno Política.

Baiano está entre alunos que fraudaram vestibular para medicina em MG

A Polícia Civil de Patos de Minas (MG) afirmou nesta sexta-feira (03) que quatro estudantes fraudaram o vestibular para medicina no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), no ano passado. O método utilizado pelos criminosos era a falsificação de documentos e a substituição do aluno durante as provas. Segundo o delegado Luiz Mauro Sampaio, "dublês" faziam as provas no lugar dos candidatos. 

A fraude custava ao aluno de R$ 20 mil e R$ 50 mil para uma quadrilha realizar o golpe. Os alunos acusados são Artur Queiroz de Oliveira, de 28 anos, de Natal (RN), Danilo Barbosa Resende, 18, de Porangatu (GO), Eduardo Bodanesi Fontana, 33, de Lajes (SC), e o baiano Marcos Lázaro Donato Barbosa, de 23 anos, de Guanambi. Um dos acusados abandonou o curso durante as investigações. A polícia não informou o nome dele. 
O crime foi descoberto no exame grafotécnico, que apontou que as assinaturas de quem fez a prova não são as dos alunos inscritos no vestibular, e no depoimento dos suspeitos. Eles disseram que desconheciam palavras que usaram na redação. As investigações foram iniciadas há dois meses, após denúncia da própria faculdade, que soube que um aluno foi visto em sua cidade no dia do vestibular. 

Os acusados continuam estudando, mas devem ser expulsos no final deste semestre. Segundo a polícia, eles respondem em liberdade porque não estão dificultando as investigações. Eles serão indiciados por falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documento público, formação de quadrilha e fraude em vestibular. A pena prevista é de até 16 anos de cadeia.

Ladrões assaltam hotel e fogem de bicicleta no Politeama

O Hotel Portal do Politeama, na Avenida Sete de Setembro, foi assaltado na noite desta quinta-feira (02) por dois homens armados com revólveres. O crime aconteceu por volta das 22h. Segundo informações da recepcionista do hotel, Rita, os criminosos renderam dois funcionários, levaram o dinheiro do caixa e fugiram em duas bicicletas. 

De acordo com a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Avenida Sete de Setembro), testemunhas disseram aos policiais que os assaltantes deixaram as bicicletas na esquina da rua. A recepcionista do hotel não quis informar o valor roubado.

Morador de rua é encontrado morto na Avenida Centenário

Um morador de rua de cerca de 35 anos foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (03), embaixo do Viaduto dos Reis Católicos, na Avenida Centenário, uma das mais movimentadas de Salvador. As causas da morte ainda serão investigadas. Segundo a polícia, lesões indicam que a vítima foi atingida por pancadas na cabeça. Havia uma barra de ferro próximo ao corpo do homem. 

De acordo com a 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Federação), o homem vivia no local há mais de dois anos. Ele era conhecido por moradores e comerciantes na região. Embaixo do viaduto foram encontrados colchões, panelas e roupas velhas. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) Nina Rodrigues. O laudo da perícia deve ficar pronto em 30 dias, segundo o IML.