quarta-feira, 19 de junho de 2013

Morre aos 51 anos o ator James Gandolfini, de Família Soprano

Morreu nesta quarta-feira (19), em Roma, o ator americano James Gandolfini, aos 51 anos, vítima de um ataque cardíaco. Ele estrelou a série Família Soprano, como o mafioso Tony Soprano, em 1999. Gandolfini estava na Itália para o Festival de Cinema de Taormina, na Sicília. 
Divulgação

No cinema, ele participou dos filmes Um Bonde Chamado Desejo (1992), Amor à Queima-Roupa (1993), O Nome do Jogo (1995), A Mexicana (2001), A Hora Mais Escura e Not Fade Away, em 2012. 

Gandolfini gravou a minissérie Criminal Justice, da HBO, que irá ao ar em 2013, e filmou o longa Animal Rescue, que será lançado em 2014. Em 1999, ele venceu o Globo de Ouro pelo papel em Família Soprano

Com seis indicações ao Emmy pela série, ele venceu o prêmio em 2000, 2001 e 2003Gandolfini deixa a mulher, Deborah Lin, e dois filhos - uma menina de um ano e um adolescente de 16 anos, de seu casamento anterior. 

Dolce e Gabbana são condenados à prisão por evasão fiscal

Os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, donos das grifes Dolce&Gabbana e D&Gforam condenados nesta quarta-feira (19) em Milão a um ano e oito meses de prisão por evasão fiscal de 1 bilhão de euros. Cabe recurso.
Segundo as autoridades italianas, os estilistas transferiram a sede da empresa para Luxemburgo a fim de escapar do fisco italiano. Domenico e Stefano venderam as marcas para a empresa de fachada Gado, criada em 2004, no paraíso fiscal. 
Eles negociaram as marcas por cerca de 360 milhões de euros, valor muito menor que o real, de 700 milhões de euros. As informações são do jornal espanhol El País. 
Além da prisão, os estilistas devem pagar uma multa de 500 milhões de euros à Receita Federal do país, informou o jornal italiano Corriere della Sera.

Alckmin e Haddad farão anúncio sobre redução das tarifas em SP

Bruno Boghossian 
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciarão às 18h desta quarta-feira (19) uma medida conjunta para reduzir as tarifas de transporte público em São Paulo. 

A decisão foi tomada após o aumento das manifestações contra o alto custo dos bilhetes de ônibus, trem e metrô na capital e no Estado. O anúncio será feito no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Ontem, ocorreu o sexto protesto contra as tarifas na capital paulista.

Torcedores burlam regra da Fifa e fazem manifestação no Castelão

Dezenas de torcedores burlaram a regra da Fifa e fizeram manifestação dentro do Castelão (Fortaleza) antes de começar o jogo entre Brasil e México pela segunda rodada da Copa das Confederações. 

"Dentro do estádio há um código de conduta, está escrito nos ingressos e nos guias que publicamos. É aplicado em grandes eventos esportivos no mundo inteiro, temos o mesmo padrão que já foi usado nas partidas anteriores e nas demais competições da Fifa", disse o porta-voz da Fifa, Pekka Odriozola. 
Na primeira partida no Maracanã, uma faixa com a inscrição "Fair play governo" foi retirada da arquibancada. Além da dificuldade para chegar ao Castelão por causa dos protestos, os torcedores que estão no estádio sofrem com filas nos banheiros e nos bares. Para piorar, não há comida nem bebida em vários deles.

Estudante de arquitetura é detido por destruição da prefeitura de SP

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (19) Pierre Ramon Alves de Oliveira, de 20 anos, que aparece (de camiseta branca) em imagens como um dos vândalos que destruiu ontem (18) a entrada da Prefeitura de São Paulo, no viaduto do Chá, durante os protestos contra o aumento da tarifa de ônibus. 
Ele é estudante de arquitetura da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e trabalha na empresa da família. No Facebook, Pierre diz ser adepto de artes marciais, como Muay Thai e Jiu-Jitsu. 
Nesta quarta-feira, ele prestou depoimento no Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado). A polícia confirmou que era ele após ouvir testemunhas e confrontar a foto dele com as que constam na sua página em redes sociais.
Após o depoimento de Pierre, a polícia vai pedir a prisão temporária dele por dano a patrimônio público e formação de quadrilha. 

Foto de Joel Silva - Folhapress

Nas imagens registradas pela imprensa, Pierre aparece com grades na mão destruindo os vidros da sede da prefeitura. Ele também participou da tentativa de invasão ao prédio e deu chutes em guardas-civis que tentavam impedir a entrada dos manifestantes. 

Foto de Joel Silva - Folhapress

O Movimento Passe Livre, organizador da manifestação, diz repudiar atos de violência. Outros manifestantes que destruí-ram e picharam o local ainda não foram identifica-dos. Enquanto um grupo tentava derrubar as grandes, a maioria gritava "sem violência, sem violência". E os que preconizavam a invasão respondiam "sem burguesia, sem burguesia". Texto publicado originalmente em 19 de junho de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.