quarta-feira, 29 de maio de 2013

Familiares de vítimas de incêndio na boate Kiss protestam após Justiça soltar acusados

Após o fim da sessão em que a Justiça do Rio Grande do Sul decidiu soltar os quatro principais acusados pelo incêndio na boate Kiss que deixou 242 mortos em Santa Maria (RS), familiares e amigos das vítimas fizeram um protesto em frente ao Tribunal de Justiça, no centro de Porto Alegre. 

Segundo a Brigada Militar (a PM gaúcha), cerca de 30 pessoas bloquearam por alguns minutos a rua empunhando cartazes com fotos de vítimas e pedidos de justiça. Pai de uma estudante de 22 anos morta na tragédia e presidente da associação de familiares de vítimas, Adherbal Ferreira disse que a revogação da prisão dos réus revoltou a população de Santa Maria, que começava a superar o episódio. 

"Achei extrema pouca vergonha do nosso Judiciário. Eles [desembargadores] não têm ideia da comoção que causaram em Santa Maria, não só nos pais [de vítimas], mas na população inteira. Os magistrados não sentiram nossa dor. Todo o trabalho psicológico que fizemos foi para o lixo e a culpa é do Judiciário", disse. Texto publicado originalmente em 29 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Atrasos e falhas marcam entrega de ingressos das Confederações em Salvador e Fortaleza

Nelson Barros Neto 

Atrasos e falha no sistema da Fifa marcaram o primeiro dia de retirada dos ingressos para os jogos da Copa das Confederações em Salvador e Fortaleza. As duas cidades nordestinas vão sediar seis partidas do torneio, que ocorre entre 15 e 30 de junho. O início da entrega dos tíquetes, marcado para as 10h, atrasou em mais de uma hora em ambas as capitais.
A Federação Internacional de Futebol só colocou um ponto de entrega na Bahia e no Ceará - situação que se repetiu em Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Não foram poucos os casos de gente que desistiu de esperar. "Cheguei às 11h e, até o meio-dia, a fila não andou. Fui reclamar e depois decidi voltar para casa", disse Flavio Bezerra, 65, aposentado de Salvador.
Ele, a mulher, o filho e a nora compraram ingressos para a partida entre Brasil e Itália, na Fonte Nova, dia 22. Segundo Bezerra, os atendentes informaram que o sistema estava lento e eles não conseguiam imprimir as entradas. A entrega, que acontece em um estacionamento do shopping Iguatemi de Salvador, melhorou apenas no período da tarde.
Em Fortaleza, o cenário era semelhante no chamado Centro de Eventos do Ceará. Mesmo os torcedores que já estavam com seus bilhetes comprados pela internet eram informados de que só estava funcionando a entrega de quem havia agendado um atendimento prévio. Por causa de um princípio de tumulto, a polícia chegou a ser chamada. Procurados pela Folha, os responsáveis pelos locais do evento disseram que a organização é da Fifa.
A entidade, que não respondeu aos contatos da reportagem, diz que os torcedores podem se informar pelo telefone 0300-021-2014. Nele, porém, existe apenas possibilidade de saber como e onde comprar ingressos, além de checar endereços da entrega nas sedes e a documentação solicitada. A retirada dos tíquetes continua em todos os dias da semana, das 8h às 18h. Texto publicado originalmente em 29 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo.

Quadrilha rende funcionários e assalta Banco do Brasil no Garcia

Como se fossem clientes do Banco do Brasil, quatro homens armados entraram na agência do bairro do Garcia, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (29). Eles renderam funcionários, vigilante e clientes e anunciaram um assalto. O crime aconteceu por volta das 7h30, na rua Leovigildo Filgueiras. 

Segundo a delegada Francineide Moura de Oliveira, titular da Delegacia de Homicídios, cerca de doze pessoas foram rendidas pelos ladrõesFuncionários disseram à polícia que o bando estava com "armamento pesado". Eles disseram à polícia que os criminosos "obrigaram o vigilante a vestir a farda e agir com naturalidade".

Após render as vítimas, o bando levou todo o dinheiro da agência e a arma do vigilante. Os criminosos fugiram em um carro que esperava por eles na porta do banco. O valor roubado, o modelo e a placa do veículo não foram informados. Até o fim da tarde desta quarta-feira ninguém havia sido preso. 

Três caixas eletrônicos foram alvo de bandidos nesta quarta-feira em Salvador e região metropolitana. No bairro do Cabula, a Polícia Militar foi acionada por volta das 4h, quando quatro homens explodiram o caixa do Bradesco no shopping Cabula Tropical Center. 

Na mesma madrugada, em Vila de Abrantes, uma quadrilha com pelo menos cinco homens explodiu dois caixas do Bradesco no centro da cidade. O crime aconteceu por volta das 2h30, segundo a polícia.

Prefeito de Nova York recebe cartas com veneno

Duas cartas com um veneno conhecido como ricina foram enviadas ao prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, informou a polícia. As cartas foram abertas no domingo (26), em Washington, e na última sexta-feira (24), em Manhattan, e continham ameaças contra Bloomberg
Segundo o Departamento de Polícia de Nova York, os testes feitos nas cartas indicaram a presença da substância letal. grupo Prefeitos Contra Armas Ilegais, fundado por Bloomberg, faz lobby por um controle de armas mais rigoroso. As cartas falavam sobre o debate no governo americano em relação ao controle da venda de armas nos EUA. 

Assaltantes explodem caixa em shopping e trocam tiros com a PM no Cabula

Quatro assaltantes explodiram um caixa eletrônico do Bradesco que ficava no shopping Cabula Tropical Center, no bairro do Cabula, em Salvador, na madrugada desta quarta-feira (29). O crime aconteceu por volta das 4h, na avenida Silveira Martins. 
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o barulho da explosão chamou a atenção de moradores da região, que ligaram para o 190. Quando os policiais chegaram ao local, houve tiroteio. 

Ainda segundo a SSP, o carro da Polícia Militar (PM) foi atingido por vários disparos de metralhadora de calibre 9 mm e os criminosos conseguiram fugir em um Toyota Corolla preto. A PM informou que os bandidos não levaram o dinheiro do caixa, que ficou destruído.

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi amanhã (30) vai alterar o horário de funcionamento de alguns serviços em Salvador. Hospitais e prontos-socorros funcionarão o dia todo, ininterrupta-mente. Confira abaixo o que abre e fecha na capital baiana: 
Os shoppings abrirão nos seguintes horários: Bela Vista, das 9 às 22h; Piedade, das 9 às 21h; Salvador Norte Shopping, das 9 às 22h; Salvador Shopping, das 9 às 22h; Outlet Center, das 9 às 19h30; Paseo, das 9 às 21h; o cinema segue a programação do Circuito Sala de Arte; Center Lapa, das 12 às 18h; a praça de alimentação, até às 20h e os cinemas abrirão nos horários habituais; Barra, das 9 às 22h e o Barra Gourmet, das 11 às 23h; Paralela, das 9 às 22h; o cinema segue a programação do site do shopping. Iguatemi, das 12 às 21h; o Multiplex, a partir das 10h; Playland, Planeta Criança e praças de alimentação, a partir das 12h; a academia Bodytech, das 9 às 14h.
Não abrirão o Itaigara e o Capemi. 
Os supermercados das redes Bompreço atenderão nos horários habituais; G Barbosa do Iguatemi, Costa Azul, San Martin, Lauro de Freitas e Cabula, das 7 às 22h; Fazenda Grande, Brotas, Pirajá, Ogunjá e Guarajuba, das 7 às 20h; Extra Paralela estará aberto 24h; Rótula do Abacaxi e Vasco da Gama, das 7 às 0h; Perini da Graça e da Pituba, das 6 às 22h; Vasco da Gama e Barra, das 6h30 às 20h; shoppings Barra, Iguatemi, Paralela e Salvador Shopping funcionarão nos horários habituais.
Não abrirão: unidades do SAC na capital e no interior da Bahia, bancos, Salvador Card e agências dos Correios (exceto do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que funcionará das 8 às 12h, e da central de atendimento, das 8 às 22h).
Órgãos da administração pública estadual e o SineBahia da Avenida ACM não funcionarão nos dias 30 e 31.

Bandidos explodem dois caixas do Bradesco em Vila de Abrantes

Dois caixas eletrônicos do Bradesco foram explodidos por oito assaltantes na madrugada desta quarta-feira (29) no prédio da prefeitura de Vila de Abrantes, distrito de Camaçari (a 60 km de Salvador). 
O crime aconteceu por volta das 2h30, ao lado de um módulo da Polícia Militar (PM), no centro da cidade. No momento do crime, não havia policiais na sede da PM. Segundo a 26ª Delegacia (Vila de Abrantes), o bando instalou bananas de dinamites nos terminais de autoaten-dimento e fugiu em dois veículos logo após as explosões. dinheiro dos caixas foi roubado, mas a quantia não foi informada. Nenhum suspeito foi preso ou identificado.