terça-feira, 14 de maio de 2013

Kim Hong-Ji - Reuters
Crianças comemoram o aniversário de Buda no Templo Jogye, onde são treinados como monges, em Seul; o aniversário será celebrado dia 17 de maio na Coreia do Sul

Angelina Jolie retirou os seios para evitar câncer

A atriz Angelina Jolie, de 37 anos, casada com o ator Brad Pitt, e mãe de seis filhos (três biológicos - Shiloh, Knox e Vivienne - e três adotados - Maddox, do Camboja, Zahara, da Etiópia e Pax do Vietnã), anunciou hoje (14) em um artigo intitulado "My Medical Choice" (Minha Escolha Médica), publicado no jornal americano The New York Times, que se submeteu a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. 
Foto AFP

Leia abaixo o artigo escrito por Angelina Jolie:
Minha mãe combateu o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos. Ela conseguiu sobreviver por tempo suficiente para conhecer seus primeiros netos e tê-los nos braços. Mas meus outros filhos jamais terão a oportunidade de conhecê-la e de descobrir o quanto ela era amorosa e carinhosa.
Muitas vezes conversamos sobre a "mamãe da mamãe", e me vejo tentando explicar a doença que a tirou de nós. As crianças perguntaram se o mesmo podia acontecer comigo. Sempre respondi que não deviam se preocupar, mas a verdade é que porto um gene "defeituoso", o BRCA1, e isso eleva acentuadamente meu risco de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário.
Meus médicos estimaram que eu tinha risco de 87% de câncer de mama e de 50% de câncer de ovário, ainda que os riscos sejam diferentes de mulher para mulher. Apenas uma fração dos cânceres de mama resultam de uma mutação genética herdada. As mulheres com BRCA1 defeituoso têm, em média, 65% de risco de desenvolver a doença. 
Assim que eu soube que minha realidade era essa, decidi agir de modo pró-ativo e minimizar o risco ao máximo. Tomei a decisão de realizar uma dupla mastectomia preventiva. Comecei pelos seios porque meu risco de câncer de mama é mais elevado do que meu risco de câncer de ovário, e a cirurgia é mais complexa.
Em 27 de abril, concluí os três meses de procedimentos médicos que a mastectomia requeria. Ao longo do período, pude manter o sigilo sobre o que estava acontecendo e continuar com meu trabalho. Mas estou escrevendo sobre isso agora porque espero que outras mulheres possam se beneficiar de minha experiência. 
Câncer ainda é uma palavra que causa medo no coração das pessoas, produzindo um profundo senso de impotência. Mas hoje é possível determinar por meio de um exame de sangue se você é altamente suscetível a câncer de mama e câncer de ovário, e agir a respeito.
Meu processo começou em 2 de fevereiro com um procedimento conhecido como "nipple delay", que impede doença nos dutos mamários por trás dos mamilos e irriga a área com fluxo sanguíneo adicional. O procedimento causa alguma dor e muitos hematomas, mas aumenta a chance de preservar o mamilo.
Duas semanas mais tarde, fiz a principal cirurgia, na qual o tecido do seio é removido e a área é ocupada por um preenchimento temporário. A operação pode demorar até oito horas. Quando você acorda, está com tubos de drenagem e expansores nos seios. Parece uma cena de filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia, já pode voltar à sua vida normal.
Nove semanas mais tarde, a cirurgia final é completada com a reconstrução dos seios por meio de um implante. Houve muitos avanços nesse procedimentos nos últimos anos, e os resultados podem ser muito bonitos. 
Eu quis escrever este artigo para contar a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz por tê-la tomado. Minha probabilidade de desenvolver câncer de mama caiu de 87% para menos de 5%. Agora posso dizer aos meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama.
É animador que eles não vejam coisa alguma que lhes cause desconforto. Veem as pequenas cicatrizes que ficaram, e só isso. Tudo mais é a mamãe, a mesma à qual eles estão acostumados. E eles sabem que os amo e que farei qualquer coisa para ficar com eles pelo maior tempo possível. 
Do ponto de vista pessoal, não me sinto menos mulher. Sinto ter ganhado força por fazer uma escolha forte que de forma alguma diminui minha feminilidade. É minha sorte ter um parceiro, Brad Pitt, tão amoroso e tão presente. Assim, para qualquer pessoa que tenha uma mulher ou namorada que esteja passando por isso, é importante saber que você será parte importante da transição. 
Brad esteve no Pink Lotus Breast Center, onde fui tratada, durante cada minuto das cirurgias. Conseguimos encontrar momentos que nos permitiram rir juntos. Sabíamos que essa era a coisa certa a fazer por nossa família, e que isso nos aproximaria. E foi o que aconteceu.
Para qualquer mulher que esteja lendo este texto, espero que ele possa ajudá-la a saber que você tem escolhas. Quero encorajar todas as mulheres, especialmente as que tenham histórico familiar de câncer de mama ou câncer ovariano, a buscar informações e procurar especialistas médicos que possam ajudá-las quanto a esse aspecto de suas vidas, e a fazer escolhas pessoais informadas.
Gostaria de apontar para o fato de que existem muitos médicos holísticos maravilhosos trabalhando em alternativas a uma cirurgia. Meu tratamento será postado futuramente no site do Pink Lotus Breast Center. Espero que isso seja útil a outras mulheres.
O câncer de mama mata 458 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente em países de baixa e média renda. Garantir que mais mulheres tenham acesso a testes genéticos e tratamentos preventivos que podem salvar vidas deve ser uma prioridade, não importa quais sejam as origens e os meios das pacientes. O custo dos testes de BRCA1 e BRCA2, que é de mais de US$ 3 mil nos Estados Unidos, continua a ser um obstáculo para muitas mulheres. 

Optei por não manter o sigilo sobre minha história porque existem muitas mulheres que não sabem que podem estar vivendo sob a sombra do câncer. Também espero que elas possam passar por testes genéticos e, em caso de risco, que saibam que elas têm fortes opções.
A vida vem com muitos desafios. Aqueles que podemos encarar e sobre os quais podemos tomar o controle não devem nos assustar.

Único suspeito de matar a ex-mulher é preso em Feira de Santana (BA)

Apontado pela Polícia Civil como o único suspeito da morte da projetista Danúbia Alvim da Silva Lopes, de 29 anos, o ex-marido da vítima, o técnico de enfermagem Nilson Oliveira da Silva, de 32 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (14) em Feira de Santana (a 107 km de Salvador), cidade onde a jovem foi encontrada morta, no dia 09 de maioem um quarto da casa do ex-marido.
Nilson, que estava foragido desde a noite do crime, se apresentou na manhã desta segunda-feira à Delegacia de Homicídios da cidade. Segundo a delegada Dorean dos Reis Soares, ele estava acompanhado de seu advogado Flávio Tavares e confessou que esteve com Danúbia na noite do crime, mas negou a autoria. 

Em seu depoimento, Nilson disse que ele e Danúbia jantaram, tiveram relações sexuais, e ele viajou para Brejões (a 281 km da capital baiana), mas retornou à casa porque havia esquecido a carteira com documentos. Segundo ele, quando chegou em casa, viu um homem de cueca armado e disparou "alguns tiros contra o cara", mas não lembra de ter atirado contra Danúbia. 

Embora ele tenha negado o crime, as investigações mostram que Nilson matou Danúbia por ciúmes e por não aceitar a separação, informou o delegado Geuvan França Passos Júnior, titular da Delegacia de Homicídios. Nilson foi transferido para o Conjunto Penal de Feira de Santana. 

Felipão deixa Kaká, Ronaldinho e Pato fora da Copa das Confederações

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, anunciou nesta terça-feira (14) a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho. Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Pato ficaram fora da lista. Ramires, que disputou a última Copa das Confederações e a Copa do Mundo-2010, também não foi chamado.
O Brasil estreia na Copa das Confederações no dia 15 de junho, quando enfrenta o Japão em Brasília. Quatro dias depois, encara o México no Castelão. A equipe encerra a participação na primeira fase contra a Itália no dia 22 em Salvador. Antes do início da competição, o Brasil fará dois amistosos: contra a Inglaterra no dia 02 de junho no Rio e contra a França no dia 09 em Porto Alegre. A preparação da equipe começa no dia 27. 

Goleiros
Diego Cavalieri (Fluminense)
Jefferson (Botafogo)
Júlio César (Queens Park Ranger)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luís (Atlético de Madri)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Volantes
Fernando (Grêmio)
Hernanes (Lazio)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Paulinho (Corinthians)

Meias
Jadson (São Paulo)
Oscar (Chelsea)

Atacantes
Bernard (Atlético-MG)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Leandro Damião (Inter-RS)
Lucas (Paris Saint-Germain)
Neymar (Santos)

Britânico é preso em ação cinematográfica na Espanha

A polícia da Espanha prendeu nesta segunda-feira (13) Andrew Terence Moran, de 31 anos, um dos fugitivos mais procurados pela Justiça britânica. Ele foi detido em uma mansão na Costa Blanca, no sudeste da Espanha. Veja o vídeo aquiOriginário da região de Manchester, no norte da Inglaterra, Moran havia sido condenado à revelia em 2009 por um assalto a mão armada a um carro-forte dos Correios em Lancashire, na Inglaterra, em 2005. 
Ele escapou durante o julgamento, após agredir um guarda e fugir pela porta principal. Desde então, Moran aparecia na lista dos fugitivos mais procurados da Soca, a agência britânica para o combate ao crime organizado. Ele mudou a aparência e fugiu para a Espanha, onde escapou de ser preso várias vezes, chegando a bater em um carro da polícia e dirigir por uma estrada em alta velocidade e na contramão para evitar a captura.
Na casa onde ele foi preso, a polícia encontrou revólveres, munições e facões. A prisão de Moran fez parte da operação Captura, da polícia espanhola. O britânico deve comparecer nesta segunda-feira a um tribunal em Madri para o início do processo de extradição à Grã-Bretanha. Texto publicado originalmente em 13 de maio de 2013, no site da BBC Brasil.

A vida é pra viver, não pra morrer de bomba

Malu Fontes

O que começou com uma fotografia quase engraçadinha em tempos de exposição da intimidade nas redes sociais avançou para boatos e desmentidos de morte e, independentemente do desfecho, terminará com o cantor Netinho tendo a vida, ou pelo menos seus hábitos de vida, reformulados por imposição da sua própria biologia, que deu um basta ao que os moderninhos chamam de body building (não está satisfeito com o seu corpo? Construa outro).
Ao postar em seu Instagram fotos na UTI de um hospital em Salvador, uma delas quase sorrindo, como se estivesse brincando de posição fetal, e outra de uma bolsa de soro, dizendo que estava achando aquilo um saco, pois funciona a 220V, Netinho certamente estava longe de imaginar que poucos dias depois teria um prognóstico tão próximo da morte.
As fotos cessaram, sua saúde foi degringolando dia após dia de internação e os nomes das coisas só começaram a ser dados quando a família o embarcou numa UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, na quinta-feira, e o entregou à equipe multidisciplinar do médico Roberto Kalil, o que equivale, em termos de saúde no Brasil, a embarcar para uma espécie de Castelo de Caras hospitalar, se houvesse alguma equivalência disso em termos clínicos.
Nos quase 20 dias em que Netinho permaneceu internado em Salvador, um detalhe mereceu atenção. De foto postada pelo próprio em rede social à manchete desmentindo os boatos sobre sua morte, a imprensa local falou de tudo. Menos do que as ruas falavam. Netinho sentira uma dor, Netinho teria tumores benignos no fígado, Netinho piorara e até Netinho morrera. Sim, mas o que levara a tudo isso? A resposta era um tabu, embora só para a e na imprensa.
Ganha um pirulito fluorescente quem estiver lendo este texto e já não tivesse pronunciado ou ouvido nos últimos dias o nome da causa originária do adoecimento do cantor antes de o Fantástico de domingo ter pronunciado as palavras tabu que a imprensa não ousava citar, mas há muito estavam na boca do povo: esteroides, anabolizantes, hormônios e que tais. Bomba, no popular, o que fez magicamente o magrinho Ernesto ir se transformando no malhadão Netinho. À custa de um fígado e, até agora, sabe-se, de quase muito mais.
O caso Netinho versus anabolizantes é apenas uma ponta visível da relação entre os malhadores e essas substâncias, por ele ser famoso. Há poucos dias, dois jovens em Vitória da Conquista correram, primeiro, o risco de morrer, depois de perder membros do corpo e ainda lutam contra feridas sérias no corpo por terem consumido anabolizantes para cavalos e bois, segundo eles prescritos pela academia onde malhavam.
O uso de substâncias para aumentar massa muscular, embora proibido, é corriqueiro em academias de esquina e, levando em conta o que ocorreu com Netinho, acontece nas melhores famílias, afinal trata-se de um homem que há muito deixou de ser um garoto ingênuo e que está longe de ser desinformado. Tanto sabia dos riscos que omitiu do seu médico pessoal, segundo o próprio tem insinuado em entrevistas, o consumo dos produtos nos últimos sete anos.
A prescrição teria sido feita por médicos de fora da Bahia. Se foi de fora ou de dentro, pouco importa. Como diz a gíria, fica a dica (para todos e para outras estrelas da axé music cujos braços mais parecem o tronco do Incrível Hulk): a vida é pra viver, não pra morrer de bomba. Texto publicado originalmente em 14 de maio de 2013, no jornal Correio da Bahia, pág. 02.

Malu Fontes é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura, e professora de jornalismo da Facom-Ufba.

Casos de estupro crescem 120% em 5 anos na capital baiana

O número de estupros em Salvador teve um aumento de 120% nos últimos cinco anos (de 2007 a 2012), informou o jornal Correio da Bahia nesta terça-feira (14). Os números registrados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia chegaram a 137 de janeiro a março deste ano. 
Leia a íntegra do texto de Jorge Gauthier aqui.