sábado, 13 de abril de 2013

China Foto Press - Barcroft Media
The Guardian, 07.01.2013

Maternidade é fechada após morte de 7 bebês em 14 dias em Brasília

Renata Agostini

A maternidade do Hospital Regional Ceilândia, em Brasília, foi fechada neste sábado (13) após a morte do sétimo bebê em 14 dias. É a maior maternidade do Distrito Federal em número de partos, com cerca de 24 por dia. Até agora, foi confirmada a causa da morte de apenas dois bebês. Segundo o governo do DF, eles morreram por infecção da bactéria Serratia. 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal determinou a interdição de toda a unidade obstetrícia, da internação e da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal por tempo indeterminadoAinda não há previsão para a reabertura da maternidade. 
Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, hospitais de Taguatinga e Samabaia, cidades-satélites de Brasília, receberão reforços para compensar o fechamento do hospital. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, anunciou que a maternidade passaria a atender apenas casos de emergência. Texto publicado originalmente em 13 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

SP: Assaltante leva surra após tentar roubar pedestre nos Jardins

Tiago Dantas

Um homem de 24 anos foi preso ontem (12), após tentar assaltar um pedestre e levar uma surra de pelo menos 15 pessoas nos Jardins, zona sul de São Paulo. O assaltante Thiago Teixeira Pereira estava roubando na região há pelo menos uma semana, segundo testemunhas. Por volta das 11h40, ele tentou roubar a mochila de um homem na rua Padre João Manuel. A vítima resistiu e conseguiu fugir.
Thiago ameaçou uma segunda pessoa e deu dois tiros mirando para o chão. Um dos disparos acertou a perna da vítima. Um terceiro pedestre conseguiu tirar a arma de Thiago. O bandido atravessou a via, na direção da Alameda Lorena. Ao chegar à esquina, foi cercado por várias pessoas, que o jogaram no chão e começaram a surra.
"Teve garçom que saiu do restaurante para bater nele. Se a polícia não tivesse chegado tão rápido, teria morrido", afirmou o manobrista Rafael Moreno, de 21 anos. A polícia levou Thiago ao pronto-socorro da Santa Casa, antes de conduzi-lo para a delegacia. A vítima baleada foi atendida no Hospital das Clínicas e não corre risco de vida. Texto publicado originalmente em 13 de abril de 2013, no jornal O Estado de São Paulo.

Estudante da Ufba é encontrado morto em fonte no Campo Grande

O estudante do último semestre de produção cultural da Ufba (Universidade Federal da Bahia) Itamar Ferreira Souza, de 25 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (13), na fonte da Praça do Campo Grande, em Salvador. Homossexual assumido, Itamar morreu por afogamento após ter sido espancado e jogado na fonte, segundo a polícia. 

O corpo do jovem estava boiando, quando foi resgatado por policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico), por volta das 7h. Segundo a polícia, Itamar sofreu um corte profundo na altura do supercílio direito, e estava vestido apenas com a cueca. 

Ainda não há suspeitas sobre a motivação do crime, mas a Polícia Civil não descarta a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), já que foram levados um tablet, um celular e uma máquina fotográfica da vítima. Há suspeita também de homofobia. O crime será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). O corpo de Itamar será velado na tarde deste sábado no Cemitério Campo Santo, na Federação. O enterro será amanhã, às 10h, no mesmo local.

Ao menos 33 pessoas morreram após ônibus cair em precipício no Peru


Ao menos 33 pessoas morreram e dez ficaram feridas neste sábado após um ônibus da empresa Horna ter caído em um precipício de 200 metros em uma zona rural da região de La Libertad, no Peru. Entre os mortos havia médicos, enfermeiras, professores e técnicos do interior de La Libertad. 
O acidente aconteceu por volta das 4h locais (6h de Brasília), quando o ônibus que se dirigia da cidade de Huamachuco à cidade de Trujillo, caiu num precipício em uma zona de curvas às margens do rio MocheAs causas do acidente ainda não foram informadas. Os feridos foram levados para vários hospitais da região.