domingo, 7 de abril de 2013

Bandidos arrombam caixa eletrônico do Banco do Brasil em Ubatã (BA)

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil da cidade de Ubatã (a 378 km de Salvador) foi arrombado na madrugada deste domingo (07). De acordo com o 4º Pelotão da 61ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), em Ubatã, por volta das 5h um carro da Polícia Militar (PM) fazia a ronda na cidade e os policiais notaram que a porta da agência estava danificada.
Ao entrar, os PMs constataram que um dos caixas estava destruído e a fiação elétrica da agência estava danificada. Segundo a PM, o caixa eletrônico foi arrombado com um maçarico. A polícia não soube informar se os criminosos levaram dinheiro. Nenhum suspeito foi preso.

Presidente da Fonte Nova diz que "se mataria" se houvesse despreparo de funcionários

Diego Garcia 


O presidente da Fonte Nova, Frank Alcântara, de 43 anos, disse na entrevista coletiva deste domingo (07), antes do show de reinauguração do estádio, que "pegaria um revólver e se mataria", caso houvesse um eventual despreparo de funcionários.
"Tenham dó. Se tiver alguém, funcionário ou voluntário da Arena Fonte Nova, sendo treinado na hora da catraca abrir, pego um revólver e me mato", declarou. A reinauguração, com o clássico Ba-Vi, válido pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Baiano, ocorreu sem problemas. O consórcio responsável pela construção e gestão da Fonte Nova é formado por Odebrecht e OAS. Texto publicado originalmente em 07 de abril de 2013, no portal Terra.

Homem é morto a tiros e dois são baleados em Periperi

Um homem morreu e outros dois ficaram feridos após serem baleados na noite deste domingo (07), em Periperi (Subúrbio de Salvador). De acordo com a Polícia Militar, dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra as vítimas, que estavam na Travessa Campos Pitanga, por volta das 18h30. 
Jaime de Souza dos Santos, de 34 anos, foi baleado com um tiro na cabeça e morreu no local. Os outros dois feridos, Erinaldo Silva Sena, de 29 anos, foi baleado na barriga, e Gilvan Coutinho de Jesus, de 31 anos, foi baleado nas costas. Eles foram socorridos no Hospital Geral João Batista Caribé. O hospital não informou o estado de saúde deles. 
Uma testemunha disse à polícia que "eles pareciam uns cangaceiros, atiraram e fugiram dando risada". Ninguém foi preso. Os crimes serão investigados pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Massacre do Carandiru: 91% lembram, mas só 10% creem em prisão

Igor Carvalho


Durante a semana que antecedeu o júri popular do Massacre do Carandiru, os promotores Fernando Pereira da Silva e Márcio Augusto Friggi de Carvalho temiam que os 20 anos da tragédia fizessem com que a população, e mais especificamente os jurados, tivessem esquecido o crime. Uma pesquisa Datafolha indica o contrário, 91% da população ainda se recorda do fato. Porém, apenas 10% creem em prisão dos policiais.

O levantamento, realizado entre dos dias 4 e 5 de abril, com 1.072 entrevistados, também aponta que, para 36%, os policiais agiram corretamente naquele dia. Pesquisa do mesmo Datafolha feita quatro dias após o episódio apontava um apoio menor, de 29% dos entrevistados. "Infelizmente, muita gente ainda pensa que bandido bom, é bandido morto", afirma Carvalho.

O julgamento começa amanhã (08), às 9h, no Fórum Criminal da Barra Funda. No banco dos réus, 26 policiais militares, responsáveis pela morte de 15 homens no 2º pavimento do Pavilhão 9. Os 57 volumes do extenso processo obrigaram o MP (Ministério Público) a dividir o julgamento em quatro blocos. Ao todo, são 84 policiais julgados, divididos de acordo com os pavimentos onde possivelmente cometeram seus crimes.

A Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) é responsável pelo maior número de mortes. Os agentes do grupo teriam assassinado 73 homens no terceiro pavimento. O juiz José Augusto Nardy Marzagão vai conduzir o julgamento do caso que completará, em outubro de 2013, 21 anos.

No dia 2 de outubro de 1992, no Complexo do Carandiru, 111 [número oficial] homens foram executados. Nenhum policial morreu ou teve ferimento motivado por arma de fogo. Texto publicado originalmente em 07 de abril de 2013, na revista Fórum.