sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ministro do STF libera Roberto Jefferson para regime aberto

Aguirre Talento
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso concedeu pedido do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), condenado no mensalão, para passar do regime semiaberto para o aberto. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (15) e ocorreu após aval do Ministério Público para o pedido. 

Jefferson havia sido preso em fevereiro do ano passado e cumpre pena no Rio. Ele foi condenado no processo do mensalão a sete anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Sua defesa sustentou que ele atingiu o cumprimento de 1/6 da pena, necessário em lei para a progressão do regime. Para esse cálculo, considerou que ele está trabalhando externamente desde outubro de 2014.
"A documentação que instrui o pedido comprova o cumprimento do lapso temporal, o bom comportamento carcerário e o pagamento da pena de multa", disse o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao dar parecer favorável ao pedido.
Com a mudança para o regime aberto, ele pode passar as noites em casa, em vez de passar em um estabelecimento prisional, mas tem algumas restrições, como não poder ir a bares. Texto publicado originalmente em 15 de maio de 2015, no jornal Folha de São Paulo, caderno Poder.

Bando explode agência da CEF e troca tiros com a polícia em Gandu (BA)

Ao menos 12 homens armados com fuzis e metralhadoras explodiram uma agência da CEF (Caixa Econômica Federal) na madrugada desta sexta-feira (15), em Gandu (a 295 km de Salvador). Segundo a Polícia Militar, os criminosos chegaram em quatro veículos e houve troca de tiros com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cacaueira). 
Durante a fuga, um dos veículos usados pelos bandidos bateu em um poste a 50 km da cidade e um outro caiu em uma ribanceira na BR-101. Os bandidos fugiram pelo matagal, informou a polícia. Nenhum suspeito foi preso até o momento. O valor roubado não foi informado.

Sete ônibus são incendiados em menos de 24 horas no RJ

Em menos de 24 horas, sete ônibus foram incendiados no Rio de Janeiro. Na noite desta quinta-feira (14), cinco coletivos foram incendiados após uma operação da Polícia Militar na comunidade do Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. 
Na manhã desta sexta-feira (15), durante protesto pela morte de dois moradores do Morro de São Carlos, dois coletivos foram incendiados na cidade - na avenida Salvador de Sá, no Estácio, zona norte do Rio, e no bairro de Rio Comprido. 


Carlos Eduardo Cardoso - Agência O Dia