terça-feira, 24 de julho de 2012

Jovem da classe média é preso por ajudar ladrões no Condomínio Encontro das Águas

José Rafael Bahia Forte, de 21 anos, morador do condomínio de luxo Encontro das Águas, em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), foi preso na tarde desta terça-feira (24), acusado de colaborar com uma quadrilha que roubava casas e carros no condomínio.
Além de José Rafael, foram presos outros três integrantes da quadrilha: Igor dos Santos Lobo, de 20 anos, Marcos Felipe de Jesus, conhecido como Lacerda, de 20 anos, e entregador Rafael Brandão dos Santos, conhecido como Rafaelzinho, de 26 anos.
O delegado Cláudio Meirelles, titular da 34ª Delegacia (Portão) e responsável pelas investigações, informou que José Rafael Bahia Forte usava informações privilegiadas sobre a segurança do condomínio para indicar quais os melhores dias e horários para que a quadrilha praticasse os crimes.
Eles estão presos na carceragem da 34ª Delegacia, à disposição da Justiça.

Quadrilha acusada de matar mais de dez pessoas é presa na Bahia e no Espírito Santo

Pelo menos 11 pessoas foram assassinadas na Bahia e no Espírito Santo entre 2009 e 2011, vítimas de uma quadrilha de pistoleiros. Dos seis acusados, quatro foram presos hoje (24) e outros integrantes da quadrilha são procurados. Heverson de Jesus Sampaio foi preso em Linhares (a 138 km de Vitória), Ovídio Santos Sampaio, em Camacan (a 525 km de Salvador), Reginaldo Amaral Santos, em Porto Seguro (a 719 km de Salvador), e Wesley Ferreira Serafim, preso em Governador Lindemberg (a 215 km de Vitória).
As prisões ocorreram durante uma operação das polícias Civil e Militar da Bahia e do Espírito Santo, e mobilizou equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE). De acordo com o delegado Moisés Damasceno, titular 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), entre os criminosos procurados estão Agnailton Dias Miranda, conhecido como Guito, e Genivaldo Oliveira dos Santos, conhecido como Querido.
Os crimes
Edivan Ribeiro Santana, dono de um supermercado em Camacan, é acusado de ter contratado Ovídio Santos e Reginaldo Amaral para matar sua mulher, a empresária Kátia Cristina Lima dos Santos, com quem era casado há 15 anos. Ela foi assassinada a tiros na noite de 27 de dezembro de 2010, na porta de uma igreja evangélica, em Camacan. Kátia foi morta na presença da mãe dela, das filhas do casal e de uma sobrinha da vítima.
O vereador do município de Pau Brasil (a 550 km da capital baiana), Walderlins Pinheiro Matos, conhecido como Pinho, foi morto com dois tiros no dia 18 de dezembro de 2010, em Pau Brasil. Segundo a polícia, os tiros foram disparados por Ovídio Santos e Wesley Ferreira, contratados por Marcos Santos Rocha. Acusado de ser o mandante do crime, Marcos foi preso no último dia 16 de junho, em Pau Brasil.
Na tarde de 11 de setembro de 2009, Joaldo Santana foi morto com dois tiros à queima-roupa em uma calçada no bairro São Jorge, na cidade de Santa Luzia. De acordo com a polícia, ele foi morto por Ovídio Santos e Heverson de Jesus Sampaio.
No dia 10 de junho de 2010, Arnaldo Cardoso da Silva foi morto a tiros na zona rural de Santa Luzia. Segundo a polícia, o autores do crime são Ovídio Santos e Agnailton Dias Miranda, contratados pela mulher da vítima, Auzenir Nery dos Santos.
Na noite de 13 de junho, Anilton Teófilo da Silva foi morto a tiros na região de Pau Ferro, em Camacan. Segundo a polícia, os tiros foram disparados por Ovídio Santos e Agnailton Dias, contratados por dois homens conhecidos como Os Irmãos Vaz, motivados pela vingança da morte de um adolescente, membro da família Vaz, morto em 1990.
No dia 30 de julho, o pistoleiro Agnailton Dias Miranda, conhecido como Guito, foi morto a tiros em Jacareci, distrito de Camacan. De acordo com a polícia, o crime foi cometido por Genivaldo Oliveira dos Santos, a mando de Ailton Cardoso das Silva, irmão de Arnaldo Cardoso da Silva, morto em 10 de junho, em Santa Luzia. Para a polícia, o crime foi uma retaliação contra a morte de Arnaldo Cardoso.
No dia 10 de setembro, Auzenir Nery dos Santos, mulher de Arnaldo Cardoso, acusada de mandar matar o marido, foi morta a tiros quando passava pela rua Marechal Castelo Branco, em Santa Luzia. Segundo a polícia, Auzenir foi assassinada por Genivaldo Oliveira dos Santos, contratado por Ailton Cardoso da Silva, irmão de Arnaldo Cardoso. O crime foi uma vingança pela morte do irmão, segundo a polícia.
Na madrugada de 06 de novembro, também na rua Marechal Castelo Branco, em uma região conhecida como Morro, em Santa Luzia, Nailton Santos dos Anjos, o Feinho, foi morto a tiros, quando ia para sua casa. Segundo a polícia, o autor do crime foi Heverson de Jesus Sampaio, ameaçado pela vítima, que queria denunciar a quadrilha à polícia.
Em 26 de novembro, Mário Cesar Oliveira Barros foi morto a tiros, em Santa Luzia. Os autores do crime, segundo a polícia, foram Ovídio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio, contratados por um fazendeiro conhecido como Gilberto, dono de uma fazenda na região de Via Bagó, em Santa Luzia.
No dia 15 de fevereiro de 2011, o carcereiro da delegacia de Santa Luzia, Edilson Rodrigues da Silva, conhecido como Dito, foi morto a tiros dentro de um ônibus, no município de Itapebi (a 580 km de Salvador). Segundo a polícia, um morador da região afirmou que Edilson foi assassinado por Reginaldo Amaral Santos, e acusou Ovídio Santos Sampaio de ter encomendado o crime, motivado pelas ameaças da vítima, que pretendia denunciar os pistoleiros à polícia.

Estado da Bahia é condenado a indenizar menina infectada com HIV no Hospital Roberto Santos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou o Estado a pagar indenização de R$ 100 mil a uma adolescente de 15 anos, infectada com o vírus HIV, causador da Aids, uma doença ainda sem cura. O Estado da Bahia também terá que pagar uma pensão vitalícia de quatro salários mínimos (R$ 2.488).
A jovem contraiu o vírus em 1997, aos três anos de idade, durante uma transfusão de sangue no Hospital Roberto Santos, unidade médica da rede pública, em Salvador.
O julgamento foi realizado nesta terça-feira (24), na 4ª Vara Cível do TJ-BA. A decisão foi proferida pelo desembargador Salomão Resedá, relator do processo. O Governo da Bahia anunciou que vai recorrer da decisão.

Policiamento é reforçado no Complexo do Alemão após morte de policial em UPP no RJ

Foto de Antonio Scorza-France Presse
O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, está com o policiamento reforçado na manhã desta terça-feira (24), após a soldado da Polícia Militar (PM) Fabiana Aparecida dos Santos ter sido morta na noite de ontem durante um ataque a sede administrativa da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) que funciona na região.
Segundo a PM, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) está no local e buscas estão sendo feitas desde a noite de ontem, mas até a manhã desta terça-feira nenhum suspeito tinha sido identificado. Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Rio afirmou que Fabiana foi vítima "dos fuzis de alto poder utilizado por traficantes que ainda resistem à pacificação nos Complexos do Alemão e da Penha".
A SSP disse ainda que o processo de pacificação continua até a "reconquista do território". A polícia também pede que a população colabore através do Disque-Denúncia (0/xx/21/2253-1177) e do 190, fornecendo informações que possam levar à localização e prisão dos responsáveis pela morte da soldado.
Segundo a PM, a morte de Fabiana corresponde à primeira morte de policial de UPP durante o serviço. O Complexo do Alemão foi oupado por forças do Exército em novembro de 2010. Como preparação para a implantação das UPPs, policiais do Bope e da Tropa de Choque da PM também passaram a ocupar a comunidade em março deste ano. A instalação das primeiras UPPs do local, porém, ocorreram em abril.
Já a retirada do Exército foi concluída há duas semanas. A primeira UPP do Rio foi implantada em 28 de novembro de 2008, na favela Santa Marta, em Botafogo (zona sul). Hoje, já são 200 UPPs em funcionamento. Uma pesquisa divulgada no início do mês apontou que apenas 49% dos policiais em UPPs se consideram adequadamente preparados para o trabalho. Texto publicado originalmente em 24 de julho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Estudante brasileira cai de penhasco e morre em trilha no Peru

A estudante de medicina na PUC-Campinas, Paula Sibov, de 24 anos, morreu após cair de um penhasco no topo do vale do Colca, próximo a Arequipa, região sul do Peru, por volta das 8h do último domingo (22). Paula fazia uma trilha montada em uma mula e estava numa estrada de pedras com largura para três pessoas no momento do acidente.
Segundo o casal de brasileiros que viajava com ela, Rafael Magnani, estudante de engenharia, e Lilian Marçal, estudante de medicina, ambos de 25 anos, os guias turísticos informaram que o animal escorregou e caiu na ribanceira. A estudante rolou entre 50 e 100 metros e caiu num penhasco. A altura da queda, segundo os guias, pode variar de 20 a 70 metros.
Os estudantes contrataram a agência South American Explorers para fazer o passeio. Eles saíram de Arequipa no sábado (21) e foram de van até uma cidade no topo do vale do Colca. De lá, eles desceram uma trilha de cerca de três horas para pernoitar numa cabana. No domingo, às 6h, retornaram pelo mesmo caminho.
Os amigos de Paula contam que ela tinha asma e estava cansada após o percurso da noite anterior. "A trilha é muito cansativa e ninguém avisou", afirma Rafael. Lilian e Rafael esperavam Paula no fim da caminhada, quando um dos guias veio comunicar o acidente.
"Eles escondem as informações. Falaram que a mula tinha caído do abismo e a Paulinha tinha rolado. Eu achei que ela tinha quebrado uma perna", conta Lilian. "Comecei a olhar em volta e duas francesas estavam desesperadas. Aí que a gente se desesperou. Não tinha com quem falar. Eu nem lembro mais o que aconteceu depois", completa.
"Ela não era aventureira, mas não imaginava que seria tão perigoso assim", diz Jullyana Sant'Anna, amiga da jovem. O guia responsável pelo passeio, Sabino Cudipa, de 24 anos, conta que Paula fez o percurso mais curto (de cerca de quatro horas) e não avisou que tinha asma. No momento do acidente, ele diz que estava com Rafael mais adiante na trilha.
Resgate
A polícia precisou chamar um praticante de rapel para resgatar o corpo, que só foi levado no domingo à tarde à cidade de Chivay. A autópsia e a documentação só começaram a ser feitas ontem (23). O corpo da jovem foi transportado para Arequipa ontem à tarde e de lá vai para Lima. A previsão é que chegue em São Paulo a partir desta quinta-feira (26).
Segundo o guia, nunca houve um acidente com mula no local, mas há dois meses um turista desacompanhado desapareceu. Ele diz que o destino não é muito procurado por brasileiros. Texto publicado originalmente em 24 de julho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.