terça-feira, 7 de junho de 2011

Palocci cai e Gleisi Hoffmann é a nova ministra da Casa Civil

Foto de Sérgio Lima
Na esteira da saída do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), a presidente Dilma Rousseff também decidiu substituir o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Embora a função seja fazer a interlocução com o Congresso, era Palocci o principal interlocutor do governo com os parlamentares.
Na Casa Civil, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), de 45 anos, aceitou o convite do governo e irá substituir Palocci. Em entrevista coletiva em Brasília, Gleisi disse que assumirá o cargo nesta quarta-feira (08), mas antes deve fazer um pronunciamento no Senado.
"A presidente Dilma quer um funcionamento da Casa Civil na área de gestão, de acompanhamento de projetos e processos, conhecimento da equipe de transição. Trabalhamos em vários projetos quando eu era diretora de Itaipu e ela ministra de Minas e Energia. Ela disse que meu perfil se adequa ao que ela quer agora na Casa Civil, uma ação de gestão e é a isso que estou comprometida", disse a senadora.
Mulher do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), Gleisi foi eleita para o Senado pela primeira vez no ano passado.

Mais de 30 corpos esquartejados são encontrados enterrados no Texas

Mais de 30 corpos esquartejados foram encontrados hoje (07), enterrados numa área rural ao leste da cidade de Houston (EUA). As vítimas, ainda não identificadas, foram encontradas por autoridades do estado americano do Texas.
Segundo a polícia, os cadáveres seriam de ciranças e uma pessoa indicou a casa onde os corpos estavam enterrados, mas não revelou maiores detalhes.
De acordo com o jornal local Cleveland Advocate, um policial que não quis se identificar, afirmou que a pessoa que orientou a polícia disse que "os corpos enterrados estavam esquartejados".

Tropa de Choque da PM ameaça não ir ao amistoso do Brasil

Promovido como um evento-teste para a Copa-2014, o amistoso entre Brasil e Romênia, nesta terça-feira (07), no Pacaembu, causou atrito entre setores da organização. Foi dito que a presença dos "stewards", que farão a segurança e a orientação do jogo, fez com que a Tropa de Choque da PM ameaçasse não agir no entorno do Pacaembu, alegando que é um evento privado e que, se há equipe de segurança privada, não é necessária a atuação policial.
Até o final da tarde desta segunda-feira (06), o impasse entre os organizadores e a Polícia Militar não havia sido resolvido. E a presença da Tropa de Choque ainda não estava garantida.

Feira de Santana e Salvador estão entre as cidades mais violentas

80% dos homicídios registrados nos 417 municípios baianos foram cometidos em 20 cidades, segundo dados divulgados ontem (06) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante o lançamento do Programa Pacto Pela Vida, no Centro de Convenções. O programa visa diminuir a violência no estado.
Estudo do Instituo Sangari, realizado este ano com dados da pesquisa "Mapa da violência 2011", serviram de base para a criação do programa, e mostra que 80% dos homicídios estão concentrados em 20 municípios: Feira de Santana, Salvador, Simões Filho, Camaçari, Itabuna, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Dias D'Ávila, Porto Seguro, Eunápolis, Barreiras, Candeias, Ilhéus, Paulo Afonso, Valença, Jequié, Casa Nova, Alagoinhas e Itaparica.
Feira de Santana, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho lideram o ranking, com maiores índices de homicídios.
Em entrevista coletiva durante o evento, o secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa, afirmou que o principal objetivo do programa é diminuir o número de homicídios, e disse que "essas 20 cidades serão priorizadas nas ações do PPV".

Guardas municipais paralisam as atividades em Salvador

Os guardas municipais de Salvador decidiram paralisar suas atividades por 72 horas a partir de hoje (07). O motivo da paralisação, de acordo com um guarda que não quis se identificar, é pressionar a Prefeitura de Salvador sobre a situação dos guardas que estão em estágio probatório e ainda não foram avaliados.
A prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, no dia 13 dia maio, o decreto de nº 21.749, anunciando novas regras para avaliação de servidores em estágio probatório. Mas, de acordo com os guardas, o decreto não especifica quais as normas nem os prazos que serão utilizados para avaliar os trabalhadores.
A Lei Complementar Municipal 01/91 prevê que os servidores municipais devem passar, durante os três primeiros anos, por uma avaliação especial de desempenho quanto a sua aptidão e capacidade. Os guardas afirmam, no entanto, que até o momento a Prefeitura não realizou essa avaliação.